sexta-feira, 31 de março de 2017


Educação e tecnologias- Cap. 1


Desde o início dos tempos a tecnologia é aliada do homem na medida em que sua sobrevivência dependia da sua inteligência e engenhosidade. Assim, para se alimentar, aquecer, subjugar predadores, conquistar e defender territórios  - entre outros -  o homem precisou criar meios e ferramentas que o auxiliassem no desenvolvimento dessas habilidades. O êxito obtido com essas técnicas se mostrou eficaz não apenas para sanar necessidades, mas também destacou-se como importante meio de conquista.
As tecnologias, rudimentares no início, se desenvolveram acompanhando a evolução da história do homem. Hodiernamente a relação do homem com a tecnologia é a mesma, movidos pela ambição – desde o início dos tempos – as grandes potências (países e corporações multinacionais) investem em tecnologia buscando seu aperfeiçoamento e inovações como forma de manter sua supremacia ampliando seus poderes políticos e econômicos.
A Guerra Fria foi um período da história que impulsionou a tecnologia e a ciência e muitas inovações surgiram nessa época, por exemplo, o computador. Essas inovações trouxeram novas relações de poder envolvendo conhecimento e descobertas tecnológicas facilitando a globalização da economia. Destarte, vimos o fim do socialismo e o começo da era tecnológica trazendo novos conceitos na área de trabalho, na produção e administração empresarial, mas por outro lado; favorecendo a exclusão social. Grandes corporações com domínio tecnológico, de capital financeiro e mercado, obtêm poderes superiores aos poderes políticos e exercem grande influência em todo o mundo. O mundo desenvolvido é rico e as tecnologias influenciam todos os segmentos, sociais, culturais e econômicos, aqueles que não têm acesso a esse novo mundo são considerados excluídos.
È necessário adaptar-se a nova realidade para acompanhar esse fenômeno da globalização tecnológica, o que também apresenta-se como um novo desafio para a área da educação, ou seja, como usar os avanços tecnológicos e adequá-los para a construção do conhecimento de maneira benéfica. Assim, a escola como espaço de formação possui a responsabilidade de definir currículos, ajustando e conciliando às necessidades de conhecimento e formação do aluno, o que lhe confere poder no que concerne à informação dispondo da tecnologia para garantir esse aprendizado.
Hoje em dia o homem vive e sobrevive através das diferentes formas de tecnologia. O advento do taxi, do celular, das máquinas na indústria e até o aumento da expectativa de vida, além de abrir portas para uma nova era, fez com que muita gente perdesse o emprego. Outras, sabiamente, investiram na sua qualificação profissional.
A tecnologia não se refere apenas a máquinas, equipamentos e aparelhos, abrange muitas outras coisas como a engenhosidades que o cérebro humano conseguiu criar em todas as épocas, por exemplo, algo hoje muito comum como os medicamentos, dentaduras, óculos... que ajudam a sociedade a viver melhor.
Algo ainda mais incomum de nos referirmos como tecnologia é a nossa linguagem. Criada há séculos veio da inteligência de possibilitar a comunicação entre membros de determinado grupo. Comumente encontramos filmes relacionados a era digital. Na qual a raça humana é dominada (ou quase) por robôs, algumas pessoas se assustam e sentem medo do que a tecnologia pode fazer à eles mas é preciso que se saiba que algumas coisas hoje tão comuns e simples como o lápis, papel, luz, são tecnologias e também causaram impacto no começo, porém hoje não vivemos sem.
Para melhor conceituar tecnologias temos: conjunto de conhecimentos e princípios científicos que se aplicam ao planejamento, a construção e a utilização de um equipamento em um determinado tipo de atividade. A maneira de lidar com cada tipo de tecnologia chama-se técnicas. Algumas mais fáceis que outras para se executar. Podendo ser transmitidas de geração em geração e incorporarem nos costumes.
Desse modo, analisando o quadro histórico, observa-se que a evolução social do homem confunde-se com as tecnologias desenvolvidas em cada época e o avanço científico permite, permanentemente, a criação e aperfeiçoamento deste conhecimento. Sendo que toda essa evolução não se limita a equipamentos e produtos, mas modifica e influência comportamentos refletindo na sociedade o uso que se faz do conhecimento tecnológico.

Patricia Francisca Vieira
Caroline Romero Vignoli

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