segunda-feira, 6 de março de 2017

Gênero Textual: Entrevista

Entrevista
Entrevistada: Solange Bertozi
Formação: Psicóloga, Assistente Social e Mestre em Psicologia Social

Os desafios da Psicologia Social

Uma das maiores dificuldades do psicólogo é a efetivação no mercado de trabalho, por haver outras áreas muito próximas a psicologia que se sobressaem fazendo assim com que ela perca o seu espaço.
Em muitos casos o assistente social trabalha em conjunto com o psicólogo, atendendo as questões objetivas de necessidades físicas e subjetivas que envolvem a emoção. No que se refere a parte emocional somente o psicólogo pode tratar, porém, existe um contexto social que também afeta o emocional, e somente o assistente social tem autoridade para intervir, então ambas as áreas precisam se interligar para resolver os problemas de um indivíduo ou de um grupo de indivíduos, sem a preocupação de uma área cobrir a função da outra.
 Para uma prevenção mais eficaz a conscientização da população e do profissional são essenciais, entretanto, se ainda houver negligencias no sistema (SUS), o tratamento não será levado a todos igualmente.

A visão dos acadêmicos quanto a psicologia é ainda muito ilusória sobre a profissão, trazendo consigo uma imagem estereotipada de um psicólogo que só atende a elite, porém na prática é preciso trabalhar com as mazelas e as dificuldades da sociedade. Por isso a conscientização do profissional é indispensável.

Grupo: Kayla, Yara, Flavia, Milena, Renata e Fernanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário