sexta-feira, 31 de março de 2017

Resenha 
A escritora Vani Moreira Kenski, na 2° edição do livro Educação e tecnologias, o novo ritmo da informação. A autora descreve que seu livro é para todos que se interessam pela relação entre educação e tecnologias. Com o intuito de tornar acessíveis os conceitos de muitas questões que se cruzam. De maneira simples a autora mostra uma situação no pode-se ver a importância das tecnologias na educação, as possibilidades e experiências que ela pode oferecer formas integração, em poucas palavras a autora relata que a tecnologia traz consigo novas perspectivas de ensino e aprendizagem.   KENSKI menciona que a tecnologia é tão antiga quanto a espécie humana e que o uso do raciocínio tem garantido ao homem um processo crescente de inovações. Com o passar do tempo às tecnologias não eram mais para sobrevivência, mas, para o ataque e dominação e acumular riquezas. Observa-se isto na história grandes potências que visam ampliar seus domínios políticos e econômicos. Buscam inovações em pesquisas que garantam a supremacia. Assim como foi descrito pela autora “Tecnologia é poder”! Com resultado de desenvolvimento e a introdução de novas técnicas de produção, tem um agravamento de exclusão social. O mundo desenvolvido e rico é o espaço que predominam as mais novas tecnologias e seus desdobramentos na economia, na cultura, na sociedade. Já não importa onde você vive, mas, suas condições de acesso às novas realidades tecnológicas.E para educação a tecnologia traz dois desafios: adaptarem-se as inovações tecnológicas e orientar o caminho de todos para o domínio e a apropriação crítica desses novos meios.   A educação é um mecanismo de articulação das relações entre poder, conhecimento e tecnologias. Ao mencionar uma criança, em seu ambiente cultural familiar define a sua identidade social. Da mesma, forma a escola possibilita o domínio dos conhecimentos e ao uso das tecnologias. Por sua vez na sala de aula faz o uso dos suportes tecnológicos à sua disposição, novamente são definidas as relações o conhecimento a ser ensinado, o poder do professor e forma de exploração das tecnologias disponíveis para garantir melhor aprendizagem pelos alunos. Kenski descreve que todas as descobertas serviram para o crescimento do acervo cultural da espécie humana. A evolução social do homem confunde-se com as tecnologias desenvolvidas e empregadas em cada época, como por exemplo, a idade da pedra. De maneira esclarecedora, a autora, cita que a evolução tecnologia não se restringe a novos equipamentos e produtos, mas, altera comportamentos, ou seja, altera as qualificações profissionais e a maneira como vivem no dia-a-dia, trabalham, informam-se e comunicam com as outras pessoas e com todo mundo. Feito que nem toda tecnologia é necessariamente uma máquina, são as engenhosidades que ajudam o homem a viver mais e melhor, existe tecnologias que não estão ligadas diretamente a equipamentos e são utilizados pela raça humana desde o início da civilização. Mais uma vez a autora esclarece que tecnologia em coisas tão naturais que nem percebemos, ou seja, tudo aquilo que busca melhor forma de viver que ao conjunto de conhecimentos e princípios científicos que se aplicam ao planejamento, à construção e à utilização de um equipamento em um tipo de atividade, é tecnologia. Para construir qualquer equipamento é preciso pesquisar, planejar e criar o produto, o serviço, o processo. Olhando por esse ângulo a tecnologia se funde na educação ou desenvolvimento da educação, tendo em vista que tecnologia é o resultado de pesquisas, planejamentos, isto que dizer que foi desenvolvido um estudo para se chegar no resultado desejado   Kenski, ressalta que a necessidade de se expressar sentimentos e opiniões o homem criou a tecnologia de inteligência imaterial, quer dizer que não ela não existe como máquina, mas como linguagem como o uso da linguagem oral, da escrita, e da síntese entre o som, imagem e movimento, o processo de produção e o uso desse meios as tecnologias de informação e comunicação.   A autora, em seu livro quer mostra que ciência e educação andam juntas desde os tempos da idade da pedra na forma de evoluções para sobrevivência, desenvolvendo até a fala para se comunicar. Isto mostra que a ciência depende de estudos e mais estudos e a educação precisa conhecer saber manejar as tecnologias para melhor aprendizagem de todos que podem ter acesso a essas tecnologias e interação mesmo que de modo interativo. Kenski, narra todas as possibilidades que um aluno com acesso a tecnologia na educação pode ter em sua vida estudantil como: explorar nos mundos e tomar posse de nova prática de aprendizagem. Nos 3 primeiros capítulos deste livro ficou bem claro a preocupação da escritora, na resistência que muitos possam ter em inserir a tecnologia nas escolas e de explorar e saber manusear o novo. 
  Lucimara de Jesus e Larikeli
  

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