segunda-feira, 6 de março de 2017

Gênero textual: Entrevista (Sandra Armôa)

No dia 24 de Fevereiro de 2017 realizamos uma entrevista com a Profª Drª Sandra Luzia Haerter Armôa, a qual é graduada em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (1985), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente é coordenadora do curso de Psicologia e professora da Unigran Capital e Universidade da Grande Dourados.

Entrevista
1.    O que levou a escolha do curso?

Por conhecer pessoas que exerciam essa profissão e saber que existia uma profissão que podia melhorar a qualidade de vida das pessoas, amenizar sofrimentos e fazer com que as pessoas fossem melhores. Ter um crescimento pessoal.

2.    Após concluir o curso, como foram os primeiros empregos relacionados à Psicologia?

Quando conclui o curso, logo no início nos anos 80, já tinha três empregos. Trabalhava como professora no ensino médio (magistério de psicologia), era credenciada no Detran, fazendo avaliação psicológica para CNH e realizava atendimento com crianças em consultório.
(Ela destaca neste momento a importância de fazer estágio desde o início do curso, buscando conhecimento em diferentes áreas para sua futura atuação).

3.    Quais áreas atuou e quais atua hoje?

Já atuei em avaliação psicológica, na qual continuo até hoje, atuei em educação especial, na área da educação, clínica e hoje como docente.

4.    Há quanto tempo trabalha na Unigran Capital?

Desde 2002, iniciando na Unigran Dourados e desde 2008 na Unigran Capital.

5.    Cite um fato que a marcou em sala de aula.

Existem várias situações em que vemos acadêmicos crescendo, mas o mais interessante é quando o aluno tem um trabalho aprovado fora, quando participa de congressos representando a instituição, apresentando trabalhos e projetos desenvolvidos em estágios. Ano passado tivemos o trabalho de um aluno do 10º semestre, que concorreu com várias outras instituições, inclusive com duas instituições públicas e foi premiado em primeiro lugar, trabalho que realizou na AMA – Associação de Pais e Amigos do Autista de Campo Grande – MS.


6.    Em relação a família, como conseguiu conciliar com a profissão?

Durante três anos me dediquei a maternidade, apenas trabalhando numa jornada de meio período e dando uma pausa nos estudos. Porque precisamos equilibrar vida pessoal e profissional.

7.    O que defendeu em sua tese de mestrado e doutorado?

Fiz especialização em Psicologia da Educação, Psicologia do Trânsito, Metodologia Científica, Psicologia Clínica e Cognitiva. Mestrado na área de Mídia e Conhecimento e a dissertação foi sobre o uso da tecnologia com crianças com déficit de atenção. O doutorado na área da Ergonomia Cognitiva e a tese foi sobre a Memória de Trabalho e Motoristas Acidentados e Não Acidentados, o uso da memória de trabalho.

8.    Em relação ao mercado de trabalho em sua área, qual a perspectiva e realidade?

Sempre vi o mercado de trabalho muito promissor. Hoje minha carreira encaminhou-se para o ensino superior: coordenação de curso, avaliação MEC e para o IMEP, viajo para conhecer outras instituições para autorização de curso de Psicologia. Hoje o mercado está muito promissor em CAPS, CRAS, concursos públicos. Há diversas áreas para atuação.


9.    Deixe uma mensagem para os acadêmicos de Psicologia da Unigran Capital.

“Se você gosta, vale a pena investir na área, quando digo investimentos me refiro a estudar, estar sempre atualizado, participar dos eventos, conhecer outros profissionais envolvidos, estar atento as mudanças do mercado de trabalho. Então quem escolheu fazer psicologia, que faça por amor, que não seja simplesmente uma graduação”.
“Faça acontecer! Faça sempre o melhor que você tem” (Skinner)


Acadêmicos:
Ana Paula Exteca
Andressa Silva
Carlos Eduardo Meneguini
Carolina Angelieri
Mariana Spengler



Nenhum comentário:

Postar um comentário