quinta-feira, 23 de março de 2017

Lack Mirror Ep1 T3 — Looser

Disciplina: Linguagem e Argumentação
Profa. Maysa
Resumo do Ep.1 (Perdedor)  T3 do Seriado - Black Mirror, por Alex C. Ribeiro    -     2017-03-23

O episódio se contextualiza numa sociedade onde as pessoas são julgadas a todo momento, uma pelas outras,da maneira mais instintual possível, sem parcimônia ou critérios éticos ou morais.  Em função deste julgamento, notas são atribuídos, uns aos outros e esta prática, funciona como um balizador superegóico entre as relações humanas.
A personagem Lacie,  protagonizado por Bryce D. Howard, diferentemente de outras, inseridos noutras vibes, vive envolta a uma atmosfera social de pessoas que buscam, compulsivamente, pontuações cada vez mais elevadas a cada interação com outras pessoas.
    A narrativa da estória amplifica a lógica de pontuações, num modelo similar ao que ocorre em postagens nas redes sociais hoje em dia. No entanto, toda expressão de julgamento, a cada interação, seja ela, por um contato interpessoal real, uma chamada de vídeo on-line, um simples post na rede, ou ainda, um desempenho profissional e até alguém que simplesmente apreciou de forma distante, um comportamento ou atitude sua diante de algo, pode se tornar um avaliador em potencial e lhe julgar, atribuindo-lhe uma pontuação pautado em critérios próprios e entoados pelos sentimentos que o acomete o momento. Cada avaliação recebida, aparentemente compunha uma lógica aritmética que visava racionalizar uma média geral de pontuação, sendo inferida apenas por sanções legais, resultando numa média de pontuação que é, efetivamente, lida por todo indivíduo, como, o valor inquestionável do cidadão em apreço.
Acredito ser difícil conceber que, à luz do que somos hoje, nossa aventura social nos leve a uma realidade, meio que esquizoparanóide, como apresentada no episódio em questão. Mas, enfim, todo movimento reflexivo sobre os caminhos que a humanidade tem como possibilidade de seguir, é interessante ser apreciado.
    voltando ao contexto do enredo, Lacie, uma 4.2, sonha em morar em um condomínio de classe alta. Entretanto, sua remuneração não lhe permite negociar de forma favorável, as condições para alcançar seu objetivo. Mas, a corretora joga uma isca dizendo que se ela fosse uma 4.5, entraria numa avaliação diferenciada e ganharia descontos para a realização do negócio. Começa então uma corrida frenética de Lacie, em busca de aumentar o nível de sua pontuação.
Envolta num estresse maior que o normal, inconscientemente Lacie começa a externar um comportamento mais instintual que o costumeiro. A ansiedade a faz querer se deliciar com algumas comidas e externa um nível de criticidade maior com o irmão que divide a moradia com ela. Mas, quando sua amiga de infância uma 4.8, a convida para ser madrinha de seu casamento, vê a possibilidade de uma ascensão meteórica e passa a viver idilicamente a oportunidade.
Sem perceber, deixa-se impregnar-se por um aspecto de soberba, o que apimentam suas reações. As situações de interação com todos ao seu redor resultam em uma degeneração catastrófica de seus pontos e, consequentemente seu valor, para aquela sociedade. Por fim, afogada num total desespero de causa, mete os pés pelas mãos e arruína o casamento da amiga, chegando a zero pontos e sendo presa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário